O que é Preciso para Produzir um Anúncio Publicitário
Quem nunca teve aquele bloqueio criativo na hora de promover algum produto ou serviço que atire a primeira frase de efeito!
Nesse texto, você vai ver que, com um pouco de técnica e umas pitadinhas de imaginação, você vai conseguir passar a sua mensagem em grande estilo.
Preparado? Então vamos lá.
Primeiro, a gente tem que saber o que raios é um anúncio publicitário. Muito bem, anúncio publicitário é um gênero de texto desenvolvido com a função de promover uma marca, produto, serviço ou ideia para um público definido em um meio de comunicação.
Geralmente, essa categoria de gênero textual possui uma linguagem persuasiva. Isso porque o objetivo de um anúncio publicitário é ajudar a convencer o consumidor a executar uma ação, seja ela comprar um produto ou contratar um serviço.
Características de um Anúncio Publicitário
Grande parte dos anúncios publicitários possui uma combinação de elementos que tornam o seu conteúdo atrativo para o seu nicho.
Entre esses elementos, podemos destacar:
Caráter comercial
Linguagem verbal e não verbal
Uso de palavras simples
Textos relativamente curtos
Textos persuasivos e atrativos
Humor, ironia e originalidade
Verbos no modo imperativo
Utilização de gírias
Uso de cores, imagens, fotografias e vídeos
Estrutura do Anúncio Publicitário
Apesar de cada anúncio ter a sua particularidade, existem certas partes que são comuns a todos eles.
Vamos falar separadamente sobre cada uma delas de agora em diante.
1. Título
Também chamado de exórdio, o título é a porção da peça publicitária que mais chama a atenção.
Por conta disso, ele deve ser pensado com zelo redobrado.
Se a primeira impressão é a que fica, você pode usar alguns recursos gráficos para despertar o interesse do seu público logo no título. Letras grandes, interrogações, exclamações e frases de efeito são excelentes alternativas.
Esses elementos tiram o espectador da sua zona de conforto e o estimulam a tomar uma ação.
2. Imagem
A imagem é a representação não textual da mensagem que a marca quer transmitir.
Quanto mais criativa, mais impactante e fora do comum ela for, maior será a sensibilização do público e maiores as chances de interação.
Atualmente, com a popularização das redes sociais e a facilidade de se obter equipamentos audiovisuais portáteis, tem-se observado o crescimento do uso de vídeo combinado com imagens.
Essa mistura deixa os anúncios muito mais estimulantes.
3. Desenvolvimento: Corpo do Texto
O corpo do texto é a parte da peça em que você pode desenvolver a premissa exposta no título.
Nesta etapa, você pode se comunicar mais diretamente com o seu interlocutor, como se estivesse estabelecendo um “diálogo” mesmo. Para isso, você pode utilizar os chamados Call To Action ou CTAs.
Call To Action é uma expressão que vem do inglês e significa literalmente “chamado para ação”. Esses chamados são, na verdade, pequenos comandos para guiar o seu público a tomar alguma decisão.
Em geral, os CTAs aparecem no final do corpo do texto. Os mais comuns são: “acesse nosso site”, “ligue agora para…” ou ainda “faça seu cadastro”. Tudo vai depender do objetivo da peça publicitária.
Aqui vai uma dica fundamental: a linguagem do corpo do texto deve ser coerente com o público-alvo do anúncio. Mais uma vez, dê preferência a frases curtas e de fácil assimilação.
Existem profissionais, dentro do marketing, especializados em criar textos publicitários. Muitos deles bastante conhecidos oferecem cursos para quem tem interesse em desenvolver sua escrita criativa e destravar a comunicação.
Caso tenha interesse, vamos deixar aqui uma ótima sugestão de curso de escrita criativa para você.
4. Identidade Visual
Nós já conversamos aqui no Blog do Wihup Brasil sobre a importância de se desenvolver uma boa identidade visual para a sua marca.
Mas você pode estar se perguntando: por que eu preciso de uma identidade visual para produzir um anúncio publicitário?
Pelo simples fato de esse elemento visual servir como assinatura da empresa anunciante.
Certas marcas desenvolvem todo o conceito de cores, fontes e imagens das suas peças publicitárias baseando-se na sua identidade visual. Isso serve, entre outros fatores, para diferenciar o material promocional dos concorrentes.
5. Contato
As informações de contatos são importantes para sua empresa aumentar os canais de comunicação com seus potenciais clientes.
Facilite o acesso ao seu negócio divulgando telefone, site, e-mail e redes sociais da sua marca.
Como criar seu próprio anúncio publicitário
Agora que você já sabe o que é, a função e as partes principais de um anúncio publicitário, chegou a hora de colocar seus conhecimentos em prática.
Com um pouco de organização, o processo flui com mais tranquilidade. Vamos em frente.
Passo 1
Primeiro, você tem que estabelecer todos os elementos que compõem um anúncio separadamente para, no final, juntá-los em uma única peça.
Na maioria das vezes, é mais fácil se você começar pensando no texto. Imagine você se comunicando com o público alvo ao qual o seu material vai se dirigir.
Seja criativo, direto e use os comandos (CTAs) que a gente comentou anteriormente.
Passo 2
Com a parte textual definida, encontrar uma imagem que tenha relação com ele será mais rápido.
Tenha cuidado na hora de escolher a imagem. Muitas delas possuem direitos autorais.
Nós do Wihup Brasil recomendamos que você prefira selecionar fotos de bancos de imagens autorizados.
Existem uma infinidade deles na internet. Podemos até falar mais sobre esse tema futuramente em, quem sabe, mais um conteúdo sobre o que é preciso para produzir um anúncio publicitário.
Por hora, vamos deixar aqui os links de dois banco de imagens que a gente usa: o Freepik e o Pexels. O primeiro tem imagens mais comerciais. O segundo possui um estilo de fotos mais conceituais. Vai do seu gosto!
Passo 3
Esse é o momento de reunir texto e imagem em um produto só. Para isso, vamos precisar de algumas ferramentas.
Existe uma gama enorme de aplicativos e programas utilizados para criarmos anúncios publicitários.
Os profissionais de design são muito fãs dos mais tradicionais: Corel Draw, illustrator e Photoshop.
Eles são incríveis e o resultado final é de alto padrão. Contudo, por serem ferramentas para uso profissional, suas licenças podem ser salgadas para a maioria dos bolsos.
A boa notícia é que, se você está entrando no mundo da publicidade agora e quer investir pouco, o mercado oferece muitas opções de aplicativos gratuitos. A maioria deles com usabilidade adaptada ao celular.
É o caso do Canva, ferramenta mundialmente conhecida para criação de conteúdo para redes sociais.
Esse aplicativo vem com modelos pré-prontos para você customizar. Todas as personalizações são feitas por meio de recursos “clica-e-arrasta”, o que deixa o trabalho mais simples.
Além disso, o Canva ainda possui banco de imagem próprio e formatos de anúncios compatíveis com os tamanhos utilizados no Facebook, Instagram e outras redes sociais.
E mais, você pode importar suas próprias fotos ou figuras de bancos de imagem para a biblioteca do Canva. Dessa forma, você amplia ainda mais as possibilidades criativas do seu anúncio.
Gostou da ideia? Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos nas maravilhas de recursos dessa ferramenta incrível? Pois vamos deixar aqui uma sugestão de curso para você se tornar um expert em criação de peças publicitárias.
E essas foram as ideias iniciais sobre o que é preciso para produzir um anúncio publicitário. Agora, é a sua vez de deixar a imaginação fluir.
Nós, do Wihup Brasil, esperamos que você use esse material para ampliar suas possibilidades de escalar seus ganhos no mundo do marketing e dos negócios.
Fez sentido o conteúdo apresentado aqui? Então compartilhe a ideia com o máximo de pessoas próximas a você.
Até mais!
Gustavo Athayde
Diretor de Marketing do Wihup Brasil
[email protected]
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