Como ter entradinha na barriga – 6 Exercícios para Queimar Gordura Rápido
Sonha em ter um abdômen chapado, com entradinha na barriga? Saiba que isso é possível, e que nós, da Wihup podemos te ajudar com dicas e exercícios para alcançar esse objetivo.
Primeiramente, é importante entender que não é de um dia para outro que você adquire a tão desejada “entradinha na barriga”, pois para consegui-la é preciso de tempo e muita dedicação.
Porém, é possível acelerar esse processo, se você souber o quê e como fazer.
Pensando nisso, hoje vamos te ajudar com dicas essenciais de exercícios e mudanças de hábitos simples para você conseguir definir seu abdômen o mais rápido possível.
Acompanhe nosso texto!
O que é a entradinha na barriga
Também chamada de barriga em V, a entradinha na barriga é o resultado que você alcança após determinados tipos de treinos constantes na região do abdômen.
Normalmente, essa é uma das partes mais difíceis de serem trabalhadas, porque é ali onde a gordura extra corporal geralmente se acumula. No caso das mulheres, além da famosa “pochete”, também ocorre esse aumento de gordura nas coxas, seios e quadris.
A boa notícia é que não é preciso ir para uma academia para conseguir esse resultado. Existem, atualmente, uma série de personal trainers online, diversos aplicativos gratuitos, sites e blogs que te ajudam nessa meta.
Vale aqui, ressaltar o nosso site, onde você pode encontrar muitos artigos sobre vida saudável e mais ativa, para ajudá-lo a ter qualidade de vida.
O que causa o acúmulo de gordura na barriga?
É difícil dizer apenas um fator que cause o acúmulo de gordura na barriga. Isso porque, comprovadamente, existem diversos agentes que influenciam esse problema.
Entre eles, podemos destacar a alimentação, o sedentarismo e o estresse como as principais causas. Porém, não para por aí, a genética e os hormônios também contam muito para isso.
No caso das mulheres, os níveis dos hormônios testosterona e estrogênio, levam ao acúmulo de gordura nessa região, dando-lhes o formato de pera, dependendo de qual hormônio esteja em alta.
Já nos homens, a redução da testosterona é o que leva ao aumento da barriga. Além disso, outro hormônio, o cortisol, é o que mais impacta na concentração de gordura no abdômen masculino, dando-lhe o formato de maçã. Portanto, é necessário ficar de olho em suas alterações.
Mudança de hábitos
Se você busca entradinha na barriga e um corpo mais definido e saudável, precisa mudar seus maus hábitos. Mesmo as pequenas mudanças são importantes, pois vão se tornando um passo gigante para a conquista do seu objetivo.
Portanto, conscientização, decisão e mudança são decisões essenciais para você modificar o seu comportamento, conseguindo uma vida melhor e, inclusive, um abdômen sarado.
Diminua o estresse
Uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, com mais de 200 departamentos e centenas de alunos, indicou que o hormônio do estresse, o cortisol, causa o aumento de ao menos 30 gramas corpóreas por semana.
Isso corre devido a sua ação ser a de acúmulo de gordura em volta dos órgãos e tecidos da região abdominal.
Por isso, se deseja perder peso e ter um corpo mais saudável, não se estresse, tente ser sempre tolerante.
Beba mais água
Diversos estudos já comprovaram que beber água faz bem ao corpo. Além do fato dela dar a sensação de saciedade, diminuindo sua fome, a água tomada gelada possui a capacidade de acelerar o metabolismo.
Isso acontece porque, ao ingerir algo gelado, nosso corpo acaba esfriando, saindo dos 35 graus habituais. Com isso, ele precisa voltar a esquentar e, para fazê-lo, todo o corpo precisa fazer a queima de gordura, gerando energia para as células e ocorrendo o aquecimento.
Entretanto, vale ressaltar que não é indicado beber muito líquido junto às refeições, porque causa a distensão do estômago, diminuindo a sensação de saciedade.
Durma melhor
Sim, o tempo e a qualidade de sono impactam, e muito, nas gordurinhas indesejadas, por dois importantes fatores.
Primeiro, a falta de sono causa estresse que, como falamos, engorda, o que a privação de sono já faz por si mesma.
Segundo, o sono é responsável por grande parte da concentração, assim como da disposição para as atividades diárias, inclusive, na prática de exercícios físicos.
Diminua o álcool e o fumo
O álcool e o fumo estão diretamente ligados ao aumento do peso, obesidade e gordura. Por isso, se você planeja ter um abdômen definido e tem esses hábitos, é extremamente recomendável pará-los ou, ao menos, diminuir essas práticas que prejudicam o seu corpo, que também podem causar graves problemas de saúde.
Exercícios para entradinha na barriga
Agora, vamos listar os principais exercícios para você conseguir definir sua barriga e outras partes do seu corpo sem precisar ir para uma academia.
Exercícios aeróbicos
Antes de qualquer coisa, precisamos falar dos exercícios aeróbicos. Essa é uma forma super simples de começar a perder peso e a ter uma vida mais ativa.
Na hora de conquistar a entradinha na barriga, você acaba tendo que perder peso e, nesses tipos de exercícios, ocorre o envolvimento de diversos músculos de forma sinergética.
Alguns exemplos de exercícios aeróbicos que trabalham seu abdômen são: natação, corrida e bicicleta.
Além disso, existem exercícios aeróbicos que trabalham diversas partes do corpo e são ótimas opções para você começar, como, por exemplo, dança, jump, subir e descer escadas e até mesmo yoga.
Abdominais
Os abdominais são exercícios difíceis de não citar, quando falamos em entradinha na barriga. Isso porque, eles possuem alta queima de gordura e movimentam os músculos do abdômen. Eles são divididos em três tipos:
Supra: são exercícios que movimentam a parte superior da musculatura do abdômen;
Infra: são os exercícios que focam no trabalho dos músculos da parte inferior;
Oblíquo: é uma combinação de movimentos para ambos os lados, que trabalham toda a musculatura da região abdominal.
Independentemente do tipo de exercícios que você escolha praticar, a execução é simples e muito conhecida. Veja a seguir, a forma mais comum:
Deite de barriga para cima, em um colchonete;
Cruze os braços atrás da cabeça ou no peito, como preferir;
Coloque seus pés firmes no chão, a cerca de 35 a 45 centímetros do seu cóccix;
Levante seu tronco do chão até chegar na altura de seus joelhos;
Volte lentamente a posição inicial.
O indicado são de 2 a 5 repetições de 10 a 30 exercícios por treino. Lembre-se de respeitar seus limites e, principalmente, respirar com calma em todo o processo.
Prancha
Esse é um exercício muito simples e fácil. Veja como fazê-lo de forma correta e em poucos passos:
Deite de barriga para baixo no chão;
Fique na ponta dos dedos dos pés;
Espalme suas mãos no chão, na linha dos seus ombos;
Fique na posição por alguns segundos.
Geralmente, o indicado é de 15 segundos a 1 minuto, dependendo do seu porte físico, assim como são, em média, 3 séries.
E, se quiser aumentar a dificuldade, você pode fazer a prancha lateral e depois, subir e descer o tronco algumas vezes. Apenas lembre-se de manter o braço levantado e reto, isso vai te ajudar a ter equilíbrio e a manter a postura correta.
Mountain Climb
Esse é um exercício bem simples de se fazer, e que não exige equipamentos.
Fique em posição de prancha, com os pulsos na direção dos seus ombros;
Com o abdômen contraído, traga o joelho direito em direção ao peito;
Volte a posição de prancha e repita o movimento com seu joelho esquerdo.
E esse é o exercício, muito simples, certo?
É indicado uma sequência de 10 a 15 para cada lado por 3 a 5 vezes. Além disso, conforme você vai pegando o jeito, pode aumentar a velocidade e ir alternando os movimentos sem parar. Porém, respeite uma pausa de 15 a 30 segundos entre cada série.
Twist
Esse é outro exercício muito conhecido e usado para conquistar a entradinha na barriga.
Deite em um colchonete;
Levante uma perna levemente flexionada;
Coloque seus joelhos em um ângulo de 90 graus;
Suba suas costas devagar. Dessa forma, seu ombro deve vir até seu joelho contrário ao lado;
Volte para a posição inicial e repita o processo.
Porém, cuidado, você não deve mover seu cotovelo em direção ao joelho. Ao invés do ombro, além de não dar o resultado necessário, você pode tensionar e lesionar o seu pescoço.
Faça 3 séries, de 10 a 20 movimentos.
Canivete
Ou exercício muito conhecido é o canivete. Veja como fazer a execução correta.
Deite em um colchonete, com a barriga para cima com as pernas estendidas e os braços para cima;
Levante seus pés em um ângulo de 45 graus e os deixe ali por alguns segundos;
Ao mesmo tempo, levante seu tronco junto;
Volte para a posição inicial.